31/07/2009

Tcc e Latex - Preâmbulo!


E finalmente se inicia a tão esperada série se instalação e configuração do sistema Latex (no windows) - não sei se tão esperada mundialmente, mas tinhas uns caras lá na universidade que estavam enchendo meu (s***) juízo com isso.
Bom, um dos motivos de criar esse blog, além de expor minhas ideias e experiências, foi o meu TCC. Logo pensei nos momentos em que ia ter de por a mão na massa para escrever e já doía a cabeça em imaginar as brigas contra o Microsoft Word. Eu não troco ele por nenhum outro em seu segmento, mas não há nada mais penoso do que "discutir" com esse editor de texto questões como citações, referências, números de páginas, tabulação, margens, etc (tudo isso em ABNT - que terror!).Para fazer textos pequenos, é a mão na roda, mas para extensos textos como um TCC é dor de cabeça na certa e stress gratuito.
Daí eu pensei em debulhar e escrever o meu TCC em Latex, devido a experiência anterior que tive escrevendo um artigo. A grande diferença de se trabalhar com arquivos .tex (arquivos latex) é que editores para Latex não são editores de texto como o Word que é do tipo WYSIWYG. Eles são processadores de textos - WYSIWYM . Enquanto os primeiros mesclam formatação e exibição a mesmo tempo, o segundo cuida da lógica e do conteúdo, deixando para a máquina realizar o processo de criação visual do produto final.
O tempo salvo é imenso. Ta certo que tem um certo trabalho inicial de aprender e se familiarizar com o Latex e aprender as chatas configurações iniciais dos processadores e dos documentos. Mas feito isso, é um abraço. A referências então...nossa! Facilidade pura!
Bom, o papo está bom, mas vamos ao que interessa. Eu já instalei o ambiente em meu PC e segui o tutorial que está no BLOG INFO BRASIL. O blog é bom, apesar da aparência. O tutorial está um pouco antigo, mas a linha é aquela mesma, é só baixar as versões mais atuais. Destaco o uso do processador de arquivos .tex, o TexnicCenter. Ao contrário do que a maioria esmagadora usa, o WinEdt, o TexnicCenter é aberto e gratuito e tem sua base de dicionários a mesma do BrOffice, que já utiliza o dicionário português-brasil com a reforma ortográfica. Muitos dizem que o WinEdt é facilidade pura e é, já que eu o utilizei para fazer o artigo. Mas por enquanto eu vou dar uma chance ao TexnicCenter só por causa do dicionário, pois o dicionário para o WinEdt não é lá essas coisas. Bom, para a galera de ECOMP lá da UEFS que pretende usar logo agora, é bom se apressar. Dia 21/08 é o deadline.
Abraço.

Um comentário: