31/07/2011

Quantos amigos você tem?



Não, os seus 102 "amigos" no Facebook, 183 no finado Orkut e não sei quantos seguidores no Twitter não contam. Pelo menos, para mim, não.



Procure o significado de amizade pela internet. Você achará deste a Wikipédia, passando por Aristóteles e por diferentes dicionários inúteis. Nenhum significado deles servirá se não for exatamente igual ao seu - pois, para você, é o que importa. Mas vamos ao meu. Partirei de algumas perguntas e daí discutirei. Vamos à elas:

  1. Quantos dos seus "amigos" nas redes sociais você encontra frequentemente? 
  2. Quantos deles você possui uma vida social ativa (sair para restaurantes, festas, bares, etc.)?
  3. Quais destes você pode ligar a qualquer hora para pedir ajuda para ir à algum lugar ou simplesmente conversar?
  4. Quantos destes você pode, de fato, discutir seus problemas pessoais?
Veja, não estou dizendo que para ter amigos de verdade você tem de ter necessariamente contato pessoal ou visual - este último se resolve com skype. Dos três amigos que me vem à cabeça agora (e acho que só são eles mesmos), todos eles entram em contato comigo por telefone ou mensagens eletrônicas (gtalk, msn, dentre outros). E olhe que o terceiro mora na mesma cidade que eu. O que estou dizendo é que, não é porque você adicionou alguém na sua rede de CONTATOS de sua rede social que aquele indivíduo é seu amigo! 


Fico abismado como as redes sociais desvirtuaram esse conceito. As pessoas acham que ter amizade hoje é "curtir" pela rede os mesmos vídeos, fotos ou conversar em "threads". Isso já vinha causando bagunça em minha mente há algum tempo. Mas veio à tona quando vi um colega de trabalho (um garoto, 18 anos), numa sexta-feira dizendo que ia relaxar "criando sisteminhas" (programando). Nesse ínterim ele, muito provavelmente,  ia compartilhar informações em redes sociais, pessoas iam curtir (ou não) estas informações e assim ele se sentiu fazendo contato social. Ele não foi o exemplo. Foi só mais um numa multidão que é alimentado por esse pseudo contato social que gera lucros para grandes empresas e empobrece o real valor do contato humano.

Ou então o conceito de amigos evoluiu e eu me tornei um cara antiquado. O mundo se transformou tanto que amizade agora é isso e eu não me dei conta. Ou nós estamos nos encaminhando para o trevoso e futurístico destino de filmes como Substitutos ou eu fiquei na pré-história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário