29/01/2013

O que você sabe sobre si próprio no Facebook?



Acredito que, provavelmente, o mesmo ou algo próximo ao que sei também. De cabeça, nem sei quantos "amigos" eu tenho, tão pouco quantos apps estão ligados a minha conta (isso é um perigo!). Fotos então, nem imagino. Mas olharei aqui agora e vos direi que:

  • Tenho 172 "amigos";
  • 83 fotos;
  • 98 posts com localização em 4 lugares diferentes do país;
E cansei de fuçar o resto, pois o Facebook não organiza bem certas coisas. E o que isso tem de relevante? Absolutamente nada. Números por si só não dizem nada. A não ser que eles tenham um propósito agregado.
Além de se conhecer, você sabe qual é a sua imagem nesta comunidade online? Autocrítica é sempre importante, mas por mais que ela seja sincera, ela poderá estar completamente enganada. Você sabe quantas mulheres você tem como contatos (essa é a palavra correta, penso) para poder estar constantemente publicando fotos de outras mulheres (ou homens, caso você seja uma mulher hetero ou um homem homossexual) em fotos sensuais? E vice-versa? E mais, qual é a faixa etária dominante nos seus contatos? Isso pode ser interessante para divulgar e espalhar mais facilmente determinadas ideias ou fomentar discussões. 
A quem eu estou enganando? No facebook, o pessoal quer saber é de fotos, correntes de ajuda, frases de efeito, likes e shares hipócritas e dentre outras parafernálias. Mas persistirei!

Bom, deve ser bem difícil responder a essas perguntas fazendo uma análise manual - sem contar do precioso tempo que não despendemos. Mas você conhece o Wolfram Alpha (WA)?



Falando grosseiramente, o Wolfram é o Google da Matemática e do Cálculo (ele faz muito mais que isso, mas atualmente eu uso mais para verificar alguns limites e somatórios - sim ele te mostra resultados, gráficos e até resoluções passo-a-passo). Acessa lá e tenta pesquisar coisas como "worl population", "ipad", "Star Trek" ou "y''(t) + y(t) = sin t" que ele te dará uma resposta bem bolada sobre cada coisa dessas e outras mais. 

Mas o foco não é o WA em si. É o que ele pode fazer, agora, com o seu perfil do Facebook. Decidi brincar com o app para o Facebook e ele analisou meu perfil.  Ele analisa desde as informações básicas (idade e aniversário - a idade ele conta meses e dias) até os posts e fotos mais comentados, posts e fotos que tiveram mais likes, distribuição de sexo entre os contatos (% de homens e mulheres), distribuição do status de relacionamento dos contatos e muito mais. Acessem, usem e fiquem cientes de algumas informações bem interessantes sobre a sua imagem na rede e sobre seus contatos. 

Dois dados bem interessantes são as freqüências de palavras e a nuvem de palavras. 
Uma das palavras (significante, como o WA chama) mais frequentemente usada por mim em 232 posts é a palavra "não". Me fez refletir a respeito (isso é para um outro post). E a nuvem de palavras ficou assim:


Percebam que o "NÃO" é a primeira palavra da fila central! Em seguida vem coisas (esperadas, até) como blog, Maomé (que sou eu =D ), GVT (ah, a GVT ~~), TV e nomes e sobrenomes dos contatos que mais discuto e compartilho posts no Facebook - já sei por quem eu vou começar a limpeza ;). Achei um barato esse app. Mas só uma coisa me deixou um pouco triste e é retrato atual da minha condição. A palavra "Livros" está na penúltima fileira - uma das menores frequências. Isso me alertou para a minha crítica situação de leitura: em 2011 eu li 10 livros, em 2012 somente consegui terminar 5. E em 2013 não comecei nenhum! Está vendo que serviu para alguma coisa? 





2 comentários: